Etapas na aquisição da escrita
A linguagem surge no ser humano como meio de comunicação, mas depois se torna um meio de aquisição de conhecimento.
A linguagem possibilita a construção do pensamento e sua estruturação, portanto, dominá-la é essencial para construir o aprendizado. A pesquisa realizada por Teberosky e Ferreiro sobre o desenvolvimento da escrita infantil distingue várias etapas:
1º) Etapa da escrita indiferenciada: as crianças não distinguem os gráficos dos desenhos. (Eles farão o mesmo rabisco para desenhar algo como para escrever)
2º) Etapa da escrita diferenciada: imitam as letras que veem, copiando de um modelo, mas sem real consciência do que escrevem.
3º) Estágio silábico: começam a estabelecer relações entre o som das palavras e seus gráficos. Eles identificam a sílaba, mas geralmente a representam com uma única letra (normalmente vogais, que para eles têm maior sonoridade)
4º) Estágio Silábico-Alfabético: estabelecem correspondências entre as sílabas e o que escrevem, mas não conseguem segmentar todos os elementos sonoros da palavra, o que significa que deixam algumas letras não escritas.
5º) Estágio Alfabético: reconhece uma correspondência alfabética para cada palavra, tanto consoantes quanto vogais, embora ainda deva aprender a grafia correta.
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