Alfabetização

ATIVIDADES INTERATIVAS PARA ALFABETIZAÇÃO

    CLIQUE NO LINK, PARA COMPRAR ATIVIDADES INTERATIVAS PARA ALFABETIZAÇÃO VOCÊ IMPRIME EM CASA. MATERIAL EM PDF.   Confira este curso na Ho...

Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de abril de 2022

HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 3° ANO ENSINO FUNDAMENTAL

 

bncc

 

bncc

bncc






 HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 3° ANO ENSINO FUNDAMENTAL:

 
(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).
(EF03LP02) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
(EF03LP03) Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.
(EF03LP04) Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em monossílabos tônicos terminados em a, e, o e em palavras oxítonas terminadas em a, e, o, seguidas ou não de s.
(EF03LP05) Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
(EF03LP06) Identificar a sílaba tônica em palavras, classificando-as em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
(EF03LP07) Identificar a função na leitura e usar na escrita ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação e, em diálogos(discurso direto), dois-pontos e travessão.
(EF03LP08) Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação.
(EF03LP09) Identificar, em textos, adjetivos e sua função de atribuição de propriedades aos substantivos.
(EF03LP10) Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os para compreender palavras e para formar novas palavras.
(EF03LP11) Ler e compreender, com  autonomia,  textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.), com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico- visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

  (EF03LP12) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF03LP13) Planejar e produzir cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo  com as convenções dos gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF03LP14) Planejar e produzir textos injuntivos instrucionais, com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.
(EF03LP15) Assistir, em vídeo digital, a programa de culinária infantil e, a partir dele, planejar e produzir receitas em áudio ou vídeo.
(EF03LP16) Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem, digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (lista de ingredientes ou materiais e instruções de execução – "modo de fazer").
(EF03LP17) Identificar e reproduzir, em gêneros epistolares e diários, a formatação própria desses textos (relatos de acontecimentos, expressão de vivências, emoções, opiniões ou críticas) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (data, saudação, corpo do texto, despedida, assinatura).
(EF03LP18) Ler e compreender, com autonomia, cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas de leitor e de reclamação a jornais, revistas) e notícias, dentre outros gêneros do campo jornalístico, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF03LP19) Identificar e discutir o propósito do uso de recursos de persuasão (cores, imagens, escolha de palavras, jogo de palavras, tamanho de letras) em textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento.
(EF03LP20) Produzir cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas do leitor ou de reclamação a jornais ou revistas), dentre outros gêneros do campo político-cidadão, com opiniões e críticas, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF03LP21) Produzir anúncios publicitários, textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, observando os recursos de persuasão utilizados nos textos publicitários e de propaganda (cores, imagens, slogan, escolha de palavras, jogo de palavras, tamanho e tipo de letras, diagramação).
(EF03LP22) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas, telejornal para público infantil com algumas notícias e textos de campanhas que possam ser repassados oralmente ou em meio digital, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa, a organização específica da fala nesses gêneros e o tema/assunto/ finalidade dos textos.
(EF03LP23) Analisar o uso de adjetivos em cartas  dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas do leitor ou de reclamação a jornais ou  revistas), digitais ou impressas.
(EF03LP24) Ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de observações e de pesquisas em fontes de informações, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF03LP25) Planejar e produzir textos para apresentar resultados de observações e de pesquisas em fontes de informações, incluindo, quando pertinente, imagens, diagramas e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF03LP26) Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa, a formatação e diagramação específica desses gêneros (passos ou listas de itens, tabelas, ilustrações, gráficos, resumo dos resultados), inclusive em suas versões orais.
(EF04LP27) Recitar cordel e cantar repentes e emboladas, observando as rimas e obedecendo ao ritmo e à melodia.


HABILIDADES GERAIS DO 3° AO  5°ANO ENSINO FUNDAMENTAL:

(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.
(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
(EF35LP10) Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).
(EF35LP11) Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos.
(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.
(EF35LP13) Memorizar a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações fonema-grafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema.
(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.
(EF35LP15) Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(EF35LP16) Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples  para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.
(EF35LP17) Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.
(EF35LP18) Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
(EF35LP19) Recuperar as ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações e palestras.
(EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.
(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
(EF35LP22) Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto.
(EF35LP23) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.
(EF35LP24) Identificar funções do texto dramático (escrito para ser encenado) e sua organização por meio de diálogos entre personagens e marcadores das falas das personagens e de cena.
(EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
(EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.
(EF35LP28) Declamar poemas, com entonação, postura e interpretação adequadas.
(EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.
(EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.
(EF35LP31) Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas.




HABILIDADES BNCC: MATEMÁTICA DO 3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL




UNIDADES TEMÁTICAS: Números 
 
OBJETOS DE CONHECIMENTO 
📌Leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de quatro ordens Composição e decomposição de números naturais.
📌Construção de fatos fundamentais da adição, subtração e multiplicação.
Reta numérica.
📌Procedimentos de cálculo (mental e escrito) com números naturais: adição e subtração.
Problemas envolvendo significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades.
📌Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, repartição em partes iguais e medida.
Significados de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte.

UNIDADES TEMÁTICAS: Álgebra

OBJETOS DE CONHECIMENTO 
 📌Identificação e descrição de regularidades em sequências numéricas recursivas.
Relação de igualdade. 

UNIDADES TEMÁTICAS: Geometria 

OBJETOS DE CONHECIMENTO
📌 Localização e movimentação: representação de objetos e pontos de referência.
 📌Figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera): reconhecimento, análise de características e planificações.


HABILIDADES
(EF03MA01) Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna. 
(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.
(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito. (EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda. 
(EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito, inclusive os convencionais, para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais. 
(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.
(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros. 
(EF03MA08) Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais. 
(EF03MA09) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes. 
(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes. 
(EF03MA11) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.
(EF03MA12) Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis e maquetes, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência.
(EF03MA13) Associar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera) a objetos do mundo físico e nomear essas figuras.
(EF03MA14) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações.

UNIDADES TEMÁTICAS:  Geometria

OBJETOS DE CONHECIMENTO  
📌Figuras geométricas planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo): reconhecimento e análise de características.
📌Congruência de figuras geométricas planas.

UNIDADES TEMÁTICAS: Grandezas e medidas

OBJETOS DE CONHECIMENTO
📌Significado de medida e de unidade de medida Medidas de comprimento (unidades não convencionais e convencionais): registro, instrumentos de medida, estimativas e comparações.
 📌Medidas de capacidade e de massa (unidades não convencionais e convencionais): registro, estimativas e comparações.
📌Comparação de áreas por superposição.
📌Medidas de tempo: leitura de horas em relógios digitais e analógicos, duração de eventos e reconhecimento de relações entre unidades de medida de tempo.
📌 Sistema monetário brasileiro: estabelecimento de equivalências de um mesmo valor na utilização de diferentes cédulas e moedas.

UNIDADES TEMÁTICAS: Probabilidade e estatística

OBJETOS DE CONHECIMENTO
📌Análise da ideia de acaso em situações do cotidiano: espaço amostral.
 📌Leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos de barras.
Coleta, classificação e representação de dados referentes a variáveis categóricas, por meio de tabelas e gráficos.


HABILIDADES 
(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices.
(EF03MA16) Reconhecer figuras congruentes, usando sobreposição e desenhos em malhas quadriculadas ou triangulares, incluindo o uso de tecnologias digitais. 
(EF03MA17) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.
(EF03MA18) Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.
(EF03MA19) Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.
(EF03MA20) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.
(EF03MA21) Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos. 
(EF03MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração. 
(EF03MA23) Ler horas em relógios digitais e em relógios analógicos e reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos.
(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.
(EF03MA25) Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência. 
(EF03MA26) Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas. 
(EF03MA27) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando-se desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural significativos.(EF03MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elementos, organizar os dados coletados utilizando listas, tabelas simples ou de dupla entrada e representá-los em gráficos de colunas simples, com e sem uso de tecnologias digitais.
 




HABILIDADES BNCC: MATEMÁTICA DO 3º ANO Ensino Fundamental

(EF03MA01) Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna.
(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.
(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.
(EF03MA04) Estabelecer a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.
(EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.
(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.
(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.
(EF03MA08) Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais.
(EF03MA09) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.
(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.
(EF03MA11) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.
(EF03MA12) Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis e maquetes, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência.
(EF03MA13) Associar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera) a objetos do mundo físico e nomear essas figuras.
(EF03MA14) Descrever características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides, cilindros, cones), relacionando-as com suas planificações.
(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices.
(EF03MA16) Reconhecer figuras congruentes, usando sobreposição e desenhos em malhas quadriculadas ou triangulares, incluindo o uso de tecnologias digitais.
(EF03MA17) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada.
(EF03MA18) Escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.
(EF03MA19) Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.
(EF03MA20) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.
(EF03MA21) Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos.
(EF03MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.
(EF03MA23) Ler horas em relógios digitais e em relógios analógicos e reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos.
(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.
(EF03MA25) Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.
(EF03MA26) Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas.
(EF03MA27) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando-se desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural significativos.
(EF03MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elementos, organizar os dados coletados utilizando listas, tabelas simples ou de dupla entrada e representá-los em gráficos de colunas simples, com e sem uso de tecnologias digitais.
 
 
 

LÍNGUA PORTUGUESA  3 Ano

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

  • Conteúdo

PRÁTICAS DE LINGUAGEM

OBJETOS DE CONHECIMENTO

HABILIDADES

Todos os campos de atuação

  • Identificar o gênero textual

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Reconstrução das condições de produção e recepção de textos

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.

Todos os campos de atuação

  • Localizar informações explícitas em textos

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Estratégia de leitura

(EF15LP02/03/04) Localizar informações explícitas em textos e estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas, tal qual identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

Todos os campos de atuação

  • Produção de textual coletiva

Produção de textos
(escrita compartilhada e autônoma)

Planejamento de texto

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

Todos os campos de atuação

  • Revisar o texto coletivamente

Produção de textos
(escrita compartilhada e autônoma)

Revisão de textos

(EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.

Todos os campos de atuação

  • Produzir final de texto de forma coletiva

Produção de textos
(escrita compartilhada e autônoma)

Edição de textos

(EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

Todos os campos de atuação

  • Utilizar software, programas de edição de texto

Produção de textos
(escrita compartilhada e autônoma)

Utilização de tecnologia digital

(EF15LP08) Utilizar software, inclusive programas de edição de texto, para editar e publicar os textos produzidos, explorando os recursos multissemióticos disponíveis.

Todos os campos de atuação

  • Oralidade, expressar-se com clareza

Oralidade

Oralidade pública/Intercâmbio conversacional em sala de aula

(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

Todos os campos de atuação

  • Escutar, com atenção, falas e formular perguntas

Oralidade

Escuta atenta

(EF15LP10) Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

Todos os campos de atuação

  • Reconhecer a conversação de fala, respeitando os turnos de fala

Oralidade

Características da conversação espontânea

(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.

Todos os campos de atuação

  • Analisar leitura corporal

Oralidade

Aspectos não linguísticos (paralinguísticos) no ato da fala

(EF15LP12) Atribuir significado a aspectos não linguísticos (paralinguísticos) observados na fala, como direção do olhar, riso, gestos, movimentos da cabeça (de concordância ou discordância), expressão corporal, tom de voz.

Todos os campos de atuação

  • Identificar finalidades da interação oral em diversas ocasiões

Oralidade

Relato oral/Registro formal e informal

(EF15LP13) Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

Campo da vida cotidiana

  • Interpretar leitura em quadrinho

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Leitura de imagens em narrativas visuais

(EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).

Campo artístico-literário

  • Reconhecer textos literários do mundo imaginário

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Formação do leitor literário

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

Campo artístico-literário

  • Ler e compreender textos narrativos

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Leitura colaborativa e autônoma

(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.

Campo artístico-literário

  • Apreciar poemas

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Apreciação estética/Estilo

(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

Campo artístico-literário

  • Relacionar texto com ilustrações

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Formação do leitor literário/Leitura multissemiótica

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

Campo artístico-literário

  • Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos lidos


Oralidade

Contagem de histórias

(EF15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

Todos os campos de atuação

  • Dígrafos

  • Grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss

  • marcas de nasalidade (til, m, n)

  • palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV

Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Construção do sistema alfabético e da ortografia

(EF03LP01/02/03) Ler e escrever palavras com os dígrafos lh, nh, ch e palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n), assim como palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

Todos os campos de atuação

  • Acento gráfico (agudo ou circunflexo

Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação

(EF03LP04) Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em monossílabos tônicos terminados em a, e, o e em palavras oxítonas terminadas em a, e, o, seguidas ou não de s.

Todos os campos de atuação

  • número de sílabas de palavras, classificando-as: monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas

(EF03LP05) Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.

Todos os campos de atuação

  • Sílaba tônica

Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Construção do sistema alfabético

(EF03LP06) Identificar a sílaba tônica em palavras, classificando-as em oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

Todos os campos de atuação

  • Sinais de pontuação

Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Pontuação

(EF03LP07) Identificar a função na leitura e usar na escrita ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação e, em diálogos (discurso direto), dois-pontos e travessão.

Todos os campos de atuação

  • substantivos e verbos

  • Adjetivos

Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Morfologia

(EF03LP08) Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação, assim como adjetivos e sua função de atribuição de propriedades aos substantivos. .

Todos os campos de atuação

  • adjetivos e sua função

Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Morfossintaxe

(EF03LP09) Identificar, em textos, adjetivos e sua função de atribuição de propriedades aos substantivos.

Todos os campos de atuação

  • Reconhecer prefixos e sufixos na formação da palavra


Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Morfologia

(EF03LP10) Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os para compreender palavras e para formar novas palavras.

Campo da vida cotidiana

  • Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Compreensão em leitura

(EF03LP11/12) Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.), com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, assim como cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Campo da vida cotidiana

  • Planejar e produzir cartas pessoais e

    diários

Produção de textos
(escrita compartilhada e autônoma)

Escrita colaborativa

(EF03LP13/14) Planejar e produzir cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções dos gêneros carta e diário, bem como textos injuntivos instrucionais, com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Campo da vida cotidiana

  • produzir receitas

Oralidade

Produção de texto oral

(EF03LP15) Assistir, em vídeo digital, a programa de culinária infantil e, a partir dele, planejar e produzir receitas em áudio ou vídeo.

Campo da vida cotidiana

  • Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais

Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Forma de composição do texto

(EF03LP16) Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem, digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (lista de ingredientes ou materiais e instruções de execução – "modo de fazer").

Campo da vida cotidiana

  • Identificar e reproduzir, em gêneros textual diário, a formatação própria desses textos

Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Forma de composição do texto

(EF03LP17) Identificar e reproduzir, em gêneros epistolares e diários, a formatação própria desses textos (relatos de acontecimentos, expressão de vivências, emoções, opiniões ou críticas) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (data, saudação, corpo do texto, despedida, assinatura).

Campo da vida pública

  • Ler e compreender, com autonomia, cartas

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Compreensão em leitura

(EF03LP18/19) Ler e compreender, com autonomia, cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas de leitor e de reclamação a jornais, revistas) e notícias, dentre outros gêneros do campo jornalístico, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, identificando e discutindo discutir o propósito do uso de recursos de persuasão (cores, imagens, escolha de palavras, jogo de palavras, tamanho de letras) em textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento.

Campo da vida pública

  • Produzir cartas

Produção de textos
(escrita compartilhada e autônoma)

Escrita colaborativa

(EF03LP20/21) Produzir cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas do leitor ou de reclamação a jornais ou revistas), dentre outros gêneros do campo político-cidadão, com opiniões e críticas, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto, produzindo anúncios publicitários, textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, observando os recursos de persuasão utilizados nos textos publicitários e de propaganda (cores, imagens, slogan, escolha de palavras, jogo de palavras, tamanho e tipo de letras, diagramação).

Campo da vida pública

  • Planejar e produzir telejornal para público infantil

Oralidade

Planejamento e produção de texto

(EF03LP22) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas, telejornal para público infantil com algumas notícias e textos de campanhas que possam ser repassados oralmente ou em meio digital, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa, a organização específica da fala nesses gêneros e o tema/assunto/ finalidade dos textos.

Campo da vida pública

  • Analisar o uso de adjetivos em cartas dirigidas a veículos da mídia impressa

Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Forma de composição dos textos

(EF03LP23) Analisar o uso de adjetivos em cartas dirigidas a veículos da mídia impressa ou digital (cartas do leitor ou de reclamação a jornais ou revistas), digitais ou impressas.

Campo das práticas de estudo e pesquisa

  • Ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de observações e de pesquisas em fontes de informações

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Compreensão em leitura

(EF03LP24) Ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de observações e de pesquisas em fontes de informações, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Campo das práticas de estudo e pesquisa

  • Planejar e produzir textos para apresentar resultados de observações e de pesquisas em fontes de informações

Produção de textos
(escrita compartilhada e autônoma)

Produção de textos

(EF03LP25) Planejar e produzir textos para apresentar resultados de observações e de pesquisas em fontes de informações, incluindo, quando pertinente, imagens, diagramas e gráficos ou tabelas simples, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Campo das práticas de estudo e pesquisa

  • Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa

Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Forma de composição dos textos
Adequação do texto às normas de escrita

(EF03LP26) Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa, a formatação e diagramação específica desses gêneros (passos ou listas de itens, tabelas, ilustrações, gráficos, resumo dos resultados), inclusive em suas versões orais.

Campo artístico-literário

  • cordel

Oralidade

Performances orais

(EF03LP27) Recitar cordel e cantar repentes e emboladas, observando as rimas e obedecendo ao ritmo e à melodia.

Todos os campos de atuação

  • Leitura silenciosamente e, em voz alta

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Decodificação/Fluência de leitura

(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

Todos os campos de atuação

  • leitura de livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Formação de leitor

(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.

Todos os campos de atuação

  • Identificar a ideia central do texto

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Compreensão

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

Todos os campos de atuação

  • Inferir informações implícitas nos textos lidos

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Estratégia de leitura

(EF35LP04/05/06) Inferir informações implícitas nos textos lidos e o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto, recuperando relações entre partes de um texto e identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

Todos os campos de atuação

  • Fazer uso da ortografia para produzir textos, pontuação

Produção de textos
(escrita compartilhada e autônoma)

Construção do sistema alfabético/ Convenções da escrita

(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

Todos os campos de atuação

  • produzir um texto Utilizar vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal

Produção de textos
(escrita compartilhada e autônoma)

Construção do sistema alfabético/ Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão

(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

Todos os campos de atuação

  • Organizar o texto parágrafos

Produção de textos
(escrita compartilhada e autônoma)

Planejamento de texto/Progressão temática e paragrafação

(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

Todos os campos de atuação

  • Identificar gêneros textual

Oralidade

Forma de composição de gêneros orais

(EF35LP10) Identificar gêneros do discurso oral, utilizados em diferentes situações e contextos comunicativos, e suas características linguístico-expressivas e composicionais (conversação espontânea, conversação telefônica, entrevistas pessoais, entrevistas no rádio ou na TV, debate, noticiário de rádio e TV, narração de jogos esportivos no rádio e TV, aula, debate etc.).

Todos os campos de atuação

  • Ouvir gravações, canções, diferentes variedades linguísticas

    identificando características regionais, urbanas e rurais da fala

Oralidade

Variação linguística

(EF35LP11) Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, rejeitando preconceitos linguísticos.

Todos os campos de atuação

  • Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras

Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Construção do sistema alfabético e da ortografia

(EF35LP12/13) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema, tal qual memorizar a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações fonema-grafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema.

Todos os campos de atuação

  • Identificar em textos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos

Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Morfologia

(EF35LP14) Identificar em textos e usar na produção textual pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, como recurso coesivo anafórico.

Campo da vida pública

  • Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola

Produção de textos
(escrita compartilhada e autônoma)

Escrita colaborativa

(EF35LP15) Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Campo da vida pública

  • Identificar e reproduzir, em notícias

Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Forma de composição dos textos

(EF35LP16) Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.

Campo das práticas de estudo e pesquisa

  • Selecionar informações sobre fenômenos sociais e naturais em textos que circulam em meios impressos

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Pesquisa

(EF35LP17) Buscar e selecionar, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos sociais e naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais.

Campo das práticas de estudo e pesquisa

  • Escutar trabalhos realizadas por colegas formulando perguntas

Oralidade

Escuta de textos orais

(EF35LP18) Escutar, com atenção, apresentações de trabalhos realizadas por colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

Campo das práticas de estudo e pesquisa

  • Recuperar palestras

Oralidade

Compreensão de textos orais

(EF35LP19) Recuperar as ideias principais em situações formais de escuta de exposições, apresentações e palestras.

Campo das práticas de estudo e pesquisa

  • Expor trabalhos

Oralidade

Planejamento de texto oral
Exposição oral

(EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.

Campo artístico-literário

  • Ler e compreender textos literários

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Formação do leitor literário

(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

Campo artístico-literário

  • Perceber as características diálogos em textos narrativos

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Formação do leitor literário/ Leitura multissemiótica

(EF35LP22) Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto.

Campo artístico-literário

  • Apreciar poemas

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Apreciação estética/Estilo

(EF35LP23) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.

Campo artístico-literário

  • Identificar funções do texto dramático

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Textos dramáticos

(EF35LP24) Identificar funções do texto dramático (escrito para ser encenado) e sua organização por meio de diálogos entre personagens e marcadores das falas das personagens e de cena.

Campo artístico-literário

  • Criar narrativas ficcionais

Produção de textos
(escrita compartilhada e autônoma)

Escrita autônoma e compartilhada

(EF35LP25/26) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens, lendo e compreendendo, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.

Campo artístico-literário

  • Ler e compreender textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas

Produção de textos
(escrita compartilhada e autônoma)

Escrita autônoma

(EF35LP27) Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.

Campo artístico-literário

  • Declamar poemas

Oralidade

Declamação

(EF35LP28) Declamar poemas, com entonação, postura e interpretação adequadas.

Campo artístico-literário

  • Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador

Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Formas de composição de narrativas

(EF35LP29) Identificar, em narrativas, cenário, personagem central, conflito gerador, resolução e o ponto de vista com base no qual histórias são narradas, diferenciando narrativas em primeira e terceira pessoas.

Campo artístico-literário

  • Diferenciar discurso indireto e discurso direto,

Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Discurso direto e indireto

(EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando o uso de variedades linguísticas no discurso direto, quando for o caso.

Campo artístico-literário

  • Identificar, em textos diversos os recursos sonoros

Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Forma de composição de textos poéticos

(EF35LP31) Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas.

 

MATEMÁTICA

 


UNIDADES TEMÁTICAS

  • Conteúdo

OBJETOS DE CONHECIMENTO

HABILIDADES

Números

  • unidade de milhar

Leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais de quatro ordens

(EF03MA01) Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna.

Números

  • Números decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural

Composição e decomposição de números naturais

(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.

Números

  • adição

  • multiplicação

Construção de fatos fundamentais da adição, subtração e multiplicação
Reta numérica

(EF03MA03/04) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito, estabelecendo a relação entre números naturais e pontos da reta numérica para utilizá-la na ordenação dos números naturais e também na construção de fatos da adição e da subtração, relacionando-os com deslocamentos para a direita ou para a esquerda.

Números

  • cálculo mental

  • adição e subtração

Procedimentos de cálculo (mental e escrito) com números naturais: adição e subtração

(EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.

Números

  • Resolver problemas de adição e subtração

Problemas envolvendo significados da adição e da subtração: juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades

(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.

Números

  • Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10)

  • divisão de um número natural por outro (até 10)

Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: adição de parcelas iguais, configuração retangular, repartição em partes iguais e medida

(EF03MA07/08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros, bem como de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais.

Números

  • divisão

  • ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.

Significados de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte

(EF03MA09) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.

Álgebra

  • sequências ordenadas de números naturais resultantes da realização de adições ou subtrações

Identificação e descrição de regularidades em sequências numéricas recursivas

(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

Álgebra

  • Compreender a ideia de igualdade que resultem na mesma soma ou diferença(resultados iguais com números diferentes)

Relação de igualdade

(EF03MA11) Compreender a ideia de igualdade para escrever diferentes sentenças de adições ou de subtrações de dois números naturais que resultem na mesma soma ou diferença.

Geometria

  • Descrever e representar utilizando croquis e maquetes

Localização e movimentação: representação de objetos e pontos de referência

(EF03MA12) Descrever e representar, por meio de esboços de trajetos ou utilizando croquis e maquetes, a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudanças de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência.

Geometria

  • Associar figuras geométricas espaciais

Figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera): reconhecimento, análise de características e planificações

(EF03MA13/14) Associar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cone, cilindro e esfera) a objetos do mundo físico e nomear essas figuras, descrevendo características de algumas figuras geométricas espaciais (prismas retos, pirâmides, cilindros, cones), de forma a relacioná-las com suas planificações.

Geometria

  • Classificar e comparar figuras planas

    lados e vértices

Figuras geométricas planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo): reconhecimento e análise de características

(EF03MA15) Classificar e comparar figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, trapézio e paralelogramo) em relação a seus lados (quantidade, posições relativas e comprimento) e vértices.

Geometria

  • Reconhecer figuras congruentes

Congruência de figuras geométricas planas

(EF03MA16) Reconhecer figuras congruentes, usando sobreposição e desenhos em malhas quadriculadas ou triangulares, incluindo o uso de tecnologias digitais.

Grandezas e medidas


  • Medições

  • de comprimento, tempo e capacidade

Significado de medida e de unidade de medida

(EF03MA17/18) Reconhecer que o resultado de uma medida depende da unidade de medida utilizada, procurando também escolher a unidade de medida e o instrumento mais apropriado para medições de comprimento, tempo e capacidade.

Grandezas e medidas

  • Estimar, medir e comparar comprimentos

Medidas de comprimento (unidades não convencionais e convencionais): registro, instrumentos de medida, estimativas e comparações

(EF03MA19) Estimar, medir e comparar comprimentos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (metro, centímetro e milímetro) e diversos instrumentos de medida.

Grandezas e medidas

  • Estimar e medir capacidade e massa

Medidas de capacidade e de massa (unidades não convencionais e convencionais): registro, estimativas e comparações

(EF03MA20) Estimar e medir capacidade e massa, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas mais usuais (litro, mililitro, quilograma, grama e miligrama), reconhecendo-as em leitura de rótulos e embalagens, entre outros.

Grandezas e medidas

  • Comparar áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos

Comparação de áreas por superposição

(EF03MA21) Comparar, visualmente ou por superposição, áreas de faces de objetos, de figuras planas ou de desenhos.

Grandezas e medidas

  • Ler e registrar medidas intervalos de tempo

Medidas de tempo: leitura de horas em relógios digitais e analógicos, duração de eventos e reconhecimento de relações entre unidades de medida de tempo

(EF03MA22/23) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração, procurando ler as horas e reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos.

Grandezas e medidas

  • Resolver problemas valores monetários do sistema brasileiro

Sistema monetário brasileiro: estabelecimento de equivalências de um mesmo valor na utilização de diferentes cédulas e moedas

(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.

Probabilidade e estatística

  • Identificar, em eventos resultados possíveis

Análise da ideia de acaso em situações do cotidiano: espaço amostral

(EF03MA25) Identificar, em eventos familiares aleatórios, todos os resultados possíveis, estimando os que têm maiores ou menores chances de ocorrência.

Probabilidade e estatística

  • Resolver problemas: tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas

Leitura, interpretação e representação de dados em tabelas de dupla entrada e gráficos de barras

(EF03MA26/27) Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, bem como ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando-se desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural significativos.

Probabilidade e estatística

  • Realizar pesquisa

Coleta, classificação e representação de dados referentes a variáveis categóricas, por meio de tabelas e gráficos

(EF03MA28) Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas em um universo de até 50 elementos, organizar os dados coletados utilizando listas, tabelas simples ou de dupla entrada e representá-los em gráficos de colunas simples, com e sem uso de tecnologias digitais.


 

Ciências

UNIDADES TEMÁTICAS

  • Conteúdo

OBJETOS DE CONHECIMENTO

HABILIDADES

Matéria e energia

  • Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos

Produção de som
Efeitos da luz nos materiais
Saúde auditiva e visual

(EF03CI01/02) Produzir diferentes sons a partir da vibração de variados objetos e identificar variáveis que influem nesse fenômeno, a fim de experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).

Matéria e energia

  • Manutenção da saúde auditiva e visual

Produção de som
Efeitos da luz nos materiais
Saúde auditiva e visual

(EF03CI03) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.

Vida e evolução

  • Identificar características sobre o modo de vida dos animais

  • Terrestres ou aquáticos inclusive o homem

  • Características

Características e desenvolvimento dos animais

(EF03CI04/05) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo, descrevendo e comunicando as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem, procurando, assim, comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

Terra e Universo

  • Identificar características da Terra

  • (dia e/ou noite)

  • Estrelas, Lua e planetas

Características da Terra
Observação do céu
Usos do solo

(EF03CI07/08) Identificar características da Terra (como seu formato esférico, a presença de água, solo etc.), com base na observação, manipulação e comparação de diferentes formas de representação do planeta (mapas, globos, fotografias etc.), bem como observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.

Terra e Universo

  • solo

Características da Terra
Observação do céu
Usos do solo

(EF03CI09/10) Comparar diferentes amostras de solo do entorno da escola com base em características como cor, textura, cheiro, tamanho das partículas, permeabilidade etc, a fim de identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), e de reconhecer a sua importância para a agricultura e para a vida.

 

Geografia

 

UNIDADES TEMÁTICAS

  • Conteúdo

OBJETOS DE CONHECIMENTO

HABILIDADES

O sujeito e seu lugar no mundo

  • Diferentes modos de vida seja na cidade, seja no campo

A cidade e o campo: aproximações e diferenças

(EF03GE01/02/03) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo, apontando em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens e reconhecendo os diferentes modos de vida de povos e comunidades tradicionais em distintos lugares.

Conexões e escalas

  • Mudança das paisagens naturais

Paisagens naturais e antrópicas em transformação

(EF03GE04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.

Mundo do trabalho

  • Identificar alimentos minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza

Matéria-prima e indústria

(EF03GE05) Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares.

Formas de representação e pensamento espacial

  • Interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos

Representações cartográficas

(EF03GE06/07) Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica, de modo a reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas.

Natureza, ambientes e qualidade de vida

  • Lixo / hábitos de redução, reuso e reciclagem/ descarte

Produção, circulação e consumo

(EF03GE08) Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/ descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.

Natureza, ambientes e qualidade de vida

  • Usos da água

Impactos das atividades humanas

(EF03GE09/10/11) Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos, procurando identificar os cuidados necessários para utilização da água na agricultura e na geração de energia de modo a garantir a manutenção do provimento de água potável e a comparar impactos das atividades econômicas urbanas e rurais sobre o ambiente físico natural, assim como os riscos provenientes do uso de ferramentas e máquinas.

 

História

 

UNIDADES TEMÁTICAS

  • Conteúdo

OBJETOS DE CONHECIMENTO

HABILIDADES

As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

  • Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região

O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive

(EF03HI01/02/03) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc. e, a partir daí, selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive, bem como identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.

As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

  • Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região

  • Identificar os patrimônios históricos materiais e imateriais valorizando as manifestações culturais típicas de Valparaíso

Os patrimônios históricos e culturais da cidade e/ou do município em que vive

(EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.

(EF03HI04-A) Identificar os patrimônios históricos materiais e imateriais, reconhecendo a importância de uma postura consciente para preservação do patrimônio histórico, distinguindo e valorizando as manifestações culturais típicas de Valparaíso de Goiás.

O lugar em que vive

  • Identificar os marcos históricos do lugar em que vive

A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)

(EF03HI05) Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.

O lugar em que vive

  • Identificar nomes de ruas, monumentos, edifícios discutindo sobre a escolha desses nomes.

A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)

(EF03HI06) Identificar os registros de memória na cidade (nomes de ruas, monumentos, edifícios etc.), discutindo os critérios que explicam a escolha desses nomes.

O lugar em que vive

  • Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região

A produção dos marcos da memória: formação cultural da população

(EF03HI07) Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam.

O lugar em que vive

  • Comparar modos de vida na cidade e no campo comparando com o passado

A produção dos marcos da memória: a cidade e o campo, aproximações e diferenças

(EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.

A noção de espaço público e privado

  • Mapear os espaços públicos no lugar em que vive e identificar suas funções

A cidade, seus espaços públicos e privados e suas áreas de conservação ambiental

(EF03HI09/10) Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções, bem como as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção.

A noção de espaço público e privado

  • Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo

A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer

(EF03HI11/12) Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos e comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências

 

Ensino Religioso

UNIDADES TEMÁTICAS

  • Conteúdo

OBJETOS DE CONHECIMENTO

HABILIDADES

Identidades e alteridades

  • Tradições e movimentos religiosos

Espaços e territórios religiosos

(EF03ER01/02) Identificar e respeitar os diferentes espaços e territórios religiosos de diferentes tradições e movimentos religiosos, caracterizando os espaços e territórios religiosos como locais de realização das práticas celebrativas.

Manifestações religiosas

  • Diferentes tradições religiosas

  • práticas celebrativas

Práticas celebrativas

(EF03ER03/04) Identificar e respeitar práticas celebrativas (cerimônias, orações, festividades, peregrinações, entre outras) de diferentes tradições religiosas, caracterizando as práticas celebrativas como parte integrante do conjunto das manifestações religiosas de diferentes culturas e sociedades.

Manifestações religiosas

  • Reconhecer roupas, acessórios, símbolos, pinturas corporais diferentes manifestações e tradições religiosas

Indumentárias religiosas

(EF03ER05/06) Reconhecer as indumentárias (roupas, acessórios, símbolos, pinturas corporais) utilizadas em diferentes manifestações e tradições religiosas, caracterizando as indumentárias como elementos integrantes das identidades religiosas.

 

Artes

 

UNIDADES TEMÁTICAS

  • Conteúdo

OBJETOS DE CONHECIMENTO

HABILIDADES

Artes visuais

  • artes visuais tradicionais e contemporâneas

Contextos e práticas

(EF15AR01) Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

Artes visuais

  • Ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento

Elementos da linguagem

(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).

Artes visuais

  • Manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais

Matrizes estéticas e culturais

(EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.

Artes visuais

  • Desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia

Materialidades

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Artes visuais

  • Criação em artes visuais de modo individual, coletivo

Processos de criação

(EF15AR05/06) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade, dialogando sobre a sua criação e a dos colegas para alcançar sentidos plurais.

Artes visuais

  • Museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores

Sistemas da linguagem

(EF15AR07) Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores etc.).

Dança

  • Formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos

Contextos e práticas

(EF15AR08) Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.

Dança

  • Dança, ritmos de movimento

Elementos da linguagem

(EF15AR09/10) Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo corporal na construção do movimento dançado, experimentando diferentes formas de orientação no espaço (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento, moderado e rápido) na construção do movimento dançado.

Dança

  • Criar e improvisar movimentos dançados

Processos de criação

(EF15AR11/12) Criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo e colaborativo, considerando os aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos dos elementos constitutivos do movimento, com base nos códigos de dança, discutindo, com respeito e sem preconceito, as experiências pessoais e coletivas em dança vivenciadas na escola, como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.

Música

  • diversas formas e gêneros de expressão musical

Contextos e práticas

(EF15AR13) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.

Música

  • Explorar os elementos constitutivos da música

Elementos da linguagem

(EF15AR14) Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.

Música

  • Explorar fontes sonoras diversas(palmas, voz, percussão corporal)

Materialidades

(EF15AR15) Explorar fontes sonoras diversas, como as existentes no próprio corpo (palmas, voz, percussão corporal), na natureza e em objetos cotidianos, reconhecendo os elementos constitutivos da música e as características de instrumentos musicais variados.

Música

  • Técnicas de registro em áudio e audiovisual, e reconhecer a notação musical convencional

Notação e registro musical

(EF15AR16) Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas etc.), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual, e reconhecer a notação musical convencional.

Música

  • Experimentar improvisações, sonorização utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais

Processos de criação

(EF15AR17) Experimentar improvisações, composições e sonorização de histórias, entre outros, utilizando vozes, sons corporais e/ou instrumentos musicais convencionais ou não convencionais, de modo individual, coletivo e colaborativo.

Teatro

  • manifestações do teatro

Contextos e práticas

(EF15AR18) Reconhecer e apreciar formas distintas de manifestações do teatro presentes em diferentes contextos, aprendendo a ver e a ouvir histórias dramatizadas e cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional.

Teatro

  • Elementos teatrais (variadas entonações de voz, diversidade de personagens

Elementos da linguagem

(EF15AR19) Descobrir teatralidades na vida cotidiana, identificando elementos teatrais (variadas entonações de voz, diferentes fisicalidades, diversidade de personagens e narrativas etc.).

Teatro

  • Criativas de movimento e de voz na criação de um personagem teatral

Processos de criação

(EF15AR20/21/22) Experimentar possibilidades criativas de movimento e de voz na criação de um personagem teatral, discutindo estereótipos, como também o trabalho colaborativo, coletivo e autoral em improvisações teatrais e processos narrativos criativos em teatro, explorando desde a teatralidade dos gestos e das ações do cotidiano até elementos de diferentes matrizes estéticas e culturais. Enfatizando o exercício da imitação e o faz de conta, ressignificando objetos e fatos e experimentando-se no lugar do outro, ao compor e encenar acontecimentos cênicos, por meio de músicas, imagens, textos ou outros pontos de partida, de forma intencional e reflexiva.

Artes integradas

  • Reconhecer diversas linguagens artísticas

Processos de criação

(EF15AR23) Reconhecer e experimentar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

Artes integradas

  • Experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções

Matrizes estéticas e culturais

(EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.

Artes integradas

  • Conhecer e valorizar o patrimônio cultural de culturas diversas, em especial a brasileira, matrizes indígenas, africanas e europeias

Patrimônio cultural

(EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

Artes integradas

  • Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais

Arte e tecnologia

(EF15AR26) Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais (multimeios, animações, jogos eletrônicos, gravações em áudio e vídeo, fotografia, softwares etc.) nos processos de criação artística.

 
 
 

Educação Física

 

UNIDADES TEMÁTICAS

  • Conteúdo

OBJETOS DE CONHECIMENTO

HABILIDADES

Brincadeiras e jogos

  • brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo

Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo
Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana

(EF35EF01/02/03/04) Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aquelas de matriz indígena e africana, de forma a recriá-las, planejando e utilizando estratégias para possibilitar a participação segura dos alunos nessas brincadeiras e jogos, descrevendo-as por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), bem como reconstituí-las, individual e coletivamente, e experimentá-las, na escola e fora dela, além de outras práticas corporais tematizadas nas instituições de ensino, adequando-as aos espaços públicos disponíveis, valorizando, assim, a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.

Esportes

  • Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão

Esportes de campo e taco Esportes de rede/parede Esportes de invasão

(EF35EF05/06) Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, diferenciando os conceitos de jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer).

Ginásticas

  • Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral

Ginástica geral

(EF35EF07) Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano, planejando e utilizando estratégias para resolver desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral, reconhecendo as potencialidades e os limites do corpo e adotando procedimentos de segurança.

Danças

  • Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana

Danças do Brasil e do mundo
Danças de matriz indígena e africana

(EF35EF09/10/11/12) Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, comparando-as e identificando nelas os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos), formulando e utilizando estratégias para a execução de elementos constitutivos, afim de identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais, discutindo alternativas para superá-las de forma a valorizar e respeitar os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.

Lutas

  • Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana

Lutas do contexto comunitário e regional
Lutas de matriz indígena e africana

(EF35EF13/14/15) Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana, planejando e utilizando estratégias básicas dessas lutas, para assim experimentá-las, procurando, portanto, respeitar o colega como oponente e as normas de segurança, conseguindo, igualmente, identificar as características dessas lutas para, desse modo, reconhecer as diferenças entre lutas e brigas e entre lutas e as demais práticas corporais.