Alfabetização

ATIVIDADES INTERATIVAS PARA ALFABETIZAÇÃO

    CLIQUE NO LINK, PARA COMPRAR ATIVIDADES INTERATIVAS PARA ALFABETIZAÇÃO VOCÊ IMPRIME EM CASA. MATERIAL EM PDF.   Confira este curso na Ho...

Pesquisar este blog

sábado, 10 de setembro de 2022

Maria Montessori


                          Maria Montessori


Responsável também pela criação do Método Montessori de Aprendizagem, composto especialmente por um material de apoio em que a própria criança observa e faz as suas conexões corretas.

 Algumas diretrizes para trabalhar esse método em nossa própria casa.


 1. Prepare o seu cantinho de brincar com prateleiras ou cestos acessíveis à criança, classificados por categorias 

2. As cores dos móveis e jogos (se possível) devem ser neutras para não desviar a atenção. 

3. Use um tapete ou esteira para introduzir o jogo para ajudar a concentrar a atenção. 

4. Escolha brinquedos simples que controlam o erro. Quanto mais simples, mais eles estimulam a criatividade.

5.Estimula a exploração livre, a criatividade e a exploração multissensorial. 

6. A aprendizagem é uma consequência do jogo, daí a sua importância. 

7. Permite que a criança participe das atividades diárias em casa, arrume a mesa, limpe, cozinhe... 

8. Fomenta sua autonomia pessoal, deixando-os imitar ações, escovar os dentes, as mãos, pentear os cabelos, se necessário utilizar uma torre de aprendizagem. 

9. Não force a criança em seu aprendizado evolutivo, a chave é acompanhar. 

10. As crianças que se sentem respeitadas e competentes desenvolvem uma maior sensação de bem-estar emocional do que aquelas que são constantemente repreendidas.



Teste da psicogênese

          Etapas na aquisição da escrita

        A linguagem surge no ser humano como meio de comunicação, mas depois se torna um meio de aquisição de conhecimento. 

        A linguagem possibilita a construção do pensamento e sua estruturação, portanto, dominá-la é essencial para construir o aprendizado.  A pesquisa realizada por Teberosky e Ferreiro sobre o desenvolvimento da escrita infantil distingue várias etapas:

 1º) Etapa da escrita indiferenciada: as crianças não distinguem os gráficos dos desenhos. (Eles farão o mesmo rabisco para desenhar algo como para escrever) 


2º) Etapa da escrita diferenciada: imitam as letras que veem, copiando de um modelo, mas sem real consciência do que escrevem. 


3º) Estágio silábico: começam a estabelecer relações entre o som das palavras e seus gráficos. Eles identificam a sílaba, mas geralmente a representam com uma única letra (normalmente vogais, que para eles têm maior sonoridade)


4º) Estágio Silábico-Alfabético: estabelecem correspondências entre as sílabas e o que escrevem, mas não conseguem segmentar todos os elementos sonoros da palavra, o que significa que deixam algumas letras não escritas.


5º) Estágio Alfabético: reconhece uma correspondência alfabética para cada palavra, tanto consoantes quanto vogais, embora ainda deva aprender a grafia correta.



#Teste da psicogênese